James, um amigo de Tamika, recomendou-lhe que começasse a ter aulas de Kundalini Yoga com Cindy, uma professora de quem se tinha tornado amigo no estúdio Lotus Blossoming Yoga, no centro de Los Angeles. Antes de Tamika ir para a sua primeira aula, deu um nó nas tranças compridas e apertadas que tinha na nuca, de modo a que as tranças lhe caíssem pelas costas.
Quando Cindy entrou na sala de aula, os seus olhos caíram sobre Tamika (a única pessoa de cor na sala). Deu um sorriso de boas-vindas a Tamika e, reparando no seu cabelo, disse: “Adoro a forma como vocês arranjam o cabelo!” Este comentário apanhou Tamika de surpresa e ela não respondeu.
Depois da aula, Tamika telefonou a James e contou-lhe o que tinha acontecido. James ficou surpreendido e disse que nunca tinha visto Cindy fazer algo do género. Perguntou a Tamika se queria que ele falasse com a Cindy sobre o assunto, mas ela respondeu: “Não, quero esquecer o assunto. Gostei da aula, mas aquela coisa do meu cabelo foi muito má.”
Tamika regressou às aulas na semana seguinte. A Cindy viu-a entrar no estúdio, aproximou-se e deu-lhe um grande abraço, e depois gritou: “Yo, what up girrrl!? É bom ver-te de volta ao mundo do ioga!” Cindy achava que isto faria com que Tamika e os outros alunos vissem como ela aceitava e compreendia a cultura negra.
Tamika enrijeceu. Os olhos dela arregalaram-se de incredulidade e, tentando manter a calma, respondeu: “O que é que disse? Parece-me que precisas de uma ou duas lições de boas maneiras. Além disso, o teu comentário sobre o meu cabelo e o facto de teres dito “vocês” da última vez que estive aqui, foi muito errado. E agora achas que podes chegar e abraçar-me como um velho amigo? Não é correcto tocar-me a mim ou a qualquer outra pessoa dessa forma! É preciso pedir autorização. Os alunos não são como uma propriedade ou um animal de estimação, que podemos agarrar e mostrar afecto sempre que nos apetece”.
Cindy ficou ali, de queixo caído, horrorizada com o facto de Tamika poder pensar que ela era racista. Afinal de contas, ela tinha-se esforçado por ser simpática com este novo aluno. Pensou: “O que é que se passa com a Tamika para ela ser tão hostil e zangada?”
Tamika, vendo a cara de Cindy e não obtendo resposta, pegou nas suas coisas e saiu do estúdio. Depois de Tamika ter saído, Cindy disse a outra aluna: “Ena, dá para acreditar como ela estava tão zangada e exagerada? Há algo de muito errado com aquela rapariga”.
Durante os seus encontros com Tamika, Cindy fez várias declarações que podem ser consideradas ofensivas. Faz corresponder cada afirmação abaixo ao tipo de preconceito racial correspondente. (DICA: Cada tipo de preconceito corresponde a uma das afirmações da Cindy)
TIPOS DE PREconceitos: 1) Estereótipos 2) Microagressões 3) Apropriação cultural
DECLARAÇÕES DA CINDY:
A. “Adoro a forma como vocês arranjam o vosso cabelo!”
B. “Yo, whattup girl? É bom ver-te de volta ao mundo do ioga!”
C. “Uau, dá para acreditar como ela estava zangada e reactiva? Há algo de errado com esta rapariga!”
Tem as suas respostas? Marcar Concluído e passar à página seguinte.