Muitas pessoas em todo o mundo sentem preconceito em relação a pessoas de outros países, culturas ou outras pessoas que são vistas como “diferentes”.
Margarita é a professora líder de yoga na Casa de Kundalini no México. Ela reparou que Alberto, um novo aluno, é muito dedicado à sua prática. Ela não conseguia perceber bem o sotaque dele, mas pensou que provavelmente era da Nicarágua. Além disso, era muito simpático e descontraído com toda a gente. Como o seu avô materno era oriundo dessa região da América Central, ela sentiu uma boa afinidade com Alberto.
Um dia, depois da aula, ela disse-lhe: “Alberto, sabias que temos algo em comum? Eu sou parte nicaraguense!” Alberto ficou um pouco perplexo e respondeu gentilmente: “Não sei bem o que queres dizer, Margarita. A minha família é de El Salvador!”
Ela riu-se e disse com bom humor: “Mas o senhor é tão cavalheiro e tão simpático! Como é que pode ser salvadorenho?” Apercebeu-se do seu deslize assim que o disse, mas era demasiado tarde.
Embora em algumas empresas o seu comentário possa ter sido recebido com humor, as suas palavras foram depreciativas para os salvadorenhos. Alberto sentiu-se ofendido e respondeu: “Fiz um esforço para ultrapassar os preconceitos. Por favor, espero que também o consigas fazer”.
O que são DUAS (2) lições Margarita pode aprender com o impacto da sua comunicação?
A) É melhor não fazer suposições sobre a nacionalidade dos outros.
B) Quando alguém está a ser demasiado sensível, como o Alberto, é importante lembrar-lhe que não deve ser demasiado reactivo.
C) É melhor não fazer afirmações generalizadas sobre diferentes nacionalidades ou grupos.
D) Teria tido um melhor resultado se tivesse defendido a sua posição com base na sua experiência anterior com os salvadorenhos.
Quando tiveres as tuas melhores respostas rs passe à secção seguinte.