3.7 À minha maneira ou à sua maneira?

O quiroprático da Tasha, Dr. Lee, disse-lhe para experimentar ioga para a ajudar com as dores nas costas. Ela disse-lhe que, como cristã, não queria envolver-se em nenhuma religião ou ritual oriental. O Dr. Lee explicou-lhe que o ioga não era religioso e que podia ser praticado por pessoas de qualquer religião. Ele tinha visto que ajudava vários dos seus pacientes. Tasha concordou em experimentar e inscreveu-se numa série para principiantes de Kundalini Yoga num estúdio próximo.

A Tasha gostou da forma como a professora Anna explicou claramente as posturas e descreveu os mantras como “afirmações na sua língua original”. Depois da aula, foi para casa e pesquisou “Sat Nam” no Google e ficou surpreendida por saber que a palavra vem das escrituras Sikh. Na aula seguinte, em vez de cantar, preferiu meditar em silêncio os seus hinos preferidos. A Anna reparou no seu silêncio e, enquanto os alunos ainda se demoravam depois da aula, disse: “Tasha, precisas de ajuda com os mantras? Reparei que não estavas a cantar hoje”. Tasha respondeu: “Não, descobri que vêm da religião Sikh e seria contra a minha fé praticá-las. Em vez disso, estou a fazer orações silenciosas”. Anna afirmou: “Estes mantras antigos são muito especiais e têm efeitos poderosos. Terá realmente uma experiência mais elevada se cantar junto.”

Tasha respondeu: “Não me identifico com mantras e agradeço que não os tente impor. Estou aqui para fazer os exercícios de ioga, não para receber doutrinação religiosa”.

“Está bem, como queiras”, respondeu Anna. “Cada um tem a sua opinião. Mas muitas das crenças antigas fazem mais mal do que bem.”

Tasha sentiu que tinha sido respeitosa com Anna e que as suas crenças estavam agora a ser criticadas e ridicularizadas. E o ioga também não era “velho”? À saída, passou pela recepção e pediu o reembolso das restantes aulas da série, alegando que tinha sido vítima de discriminação religiosa na aula.

Qual das opções abaixo é a melhor forma de evitar este tipo de situação?

A) Se o misticismo ou os mantras forem contrários à fé de alguém, os alunos ficariam provavelmente mais bem servidos se frequentassem aulas de um sistema de ioga diferente.

B) Nas aulas para principiantes, é boa ideia explicar claramente os mantras, o seu significado, origem e benefícios. Pode dizer aos alunos que não há problema se quiserem meditar silenciosamente na sua respiração em vez de entoar cânticos.

C) Os professores devem evitar dar muita informação sobre mantras e outros ensinamentos do Kundalini Yoga, para não assustar alunos como Tasha.

D) Quando Ana disse que “muitas crenças antigas fazem mais mal do que bem”, isso demonstrou que ela pode ter preconceitos contra a religião.

Quando tiver a melhor resposta, avance para a secção seguinte.