A Renée era aluna do centro de ioga local. O seu professor favorito era o carismático Pyara Ram. Uma noite, falou à turma sobre o seva e a sua importância para o crescimento espiritual. Depois da aula, pediu voluntários para ajudarem em alguns projectos no centro de ioga. Ela e alguns outros concordaram.
Assumindo a atitude de “serviço altruísta”, começou a limpar a sala de ioga duas noites por semana. Pyara Ram começou então a pedir-lhe que também fizesse favores pessoais. Sentiu que era muito, mas pensou que servir o professor devia fazer parte do processo de crescimento espiritual. Um dia, ela queimou acidentalmente o seu kurta branco enquanto o passava a ferro para ele. Quando ela lha levou, ele viu a marca e sacudiu-lhe o punho, gritando: “O que se passa contigo? Esperas mesmo que eu use isto?! Leva-o daqui e devolve-mo limpo e perfeito. Preciso dele para dar a minha aula daqui a uma hora!”
Renée foi para casa a chorar e a sentir-se fisicamente ameaçada. Telefonou para a Linha Directa de Reclamações do RPE e deixou uma mensagem: “Estou a telefonar para me queixar do meu professor Pyara Ram porque ele está sempre a dar-me ordens e a chamar-lhe seva. Ficou muito zangado e gritou comigo quando cometi um erro. A forma como levantou o punho fez-me recear que me fosse bater!” Renée não disse o seu nome porque não queria que ninguém soubesse que ela se tinha queixado.
Porque o aluno se sentiu ameaçado, e para proteger todos os alunos, a EPS contactou Pyara Ram para discutir a situação em termos gerais. Pyara Ram admitiu ter pedido ajuda a alguns alunos em tarefas pessoais para ter mais tempo para preparar um curso que estava a leccionar. Negou ter estado zangado ou ter feito qualquer tipo de ameaça. Nessa altura, a EPS avisou-o para não entrar em contacto com ninguém que pudesse ter apresentado esta queixa.
A EPS contactou a treinadora de Pyara Ram para saber se ela tinha conhecimento do seu comportamento. Ela não estava, mas estava disposta a falar com ele e a rever a importância de não explorar os seus alunos.
Passados alguns meses, outra aluna, Angela, apresentou-se ao EPS partilhando uma experiência semelhante. Angela aceitou ser assistente pessoal de Pyara Ram como prática de seva fora do estúdio. Em breve, os seus pedidos tornaram-se mais parecidos com ordens. Pyara Ram tornou-se muito exigente e crítico. Um dia, ele agarrou-lhe no braço e gritou-lhe palavrões.
Angela entrou na Internet e apresentou uma queixa em linha, fornecendo os seus dados de contacto e incluindo os nomes de outros alunos que aceitaram ser contactados. A EPS iniciou um procedimento formal de reclamação e deu início a um inquérito.
Depois de falar com Angela e outros estudantes que verificaram o que aconteceu, a EPS contactou Pyara Ram. Embora tenha negado as alegações, foi-lhe pedido que desse uma resposta por escrito à queixa e que fornecesse os nomes de qualquer pessoa com quem quisesse que a EPS falasse em sua defesa. Foi informado de que não deveria ter mais contactos com a Angela e os outros alunos sobre este assunto.
No entanto, Pyara Ram voltou para junto de Angela e dos outros, incluindo Renée, e acusou-os de serem desleais.
Após a conclusão do inquérito, a EPS apresentou todas as informações à Comissão de Ética Global da EPS (que incluía um representante do KRI), para determinar quais as medidas a tomar, se fosse caso disso. Embora Pyara Ram tenha continuado a negar as alegações, os factos demonstraram o contrário. No interesse da segurança dos estudantes e porque não assumiu qualquer responsabilidade ou vontade de mudar o seu comportamento, para além do facto de não ter cumprido o seu acordo de não falar sobre o caso, Pyara Ram foi suspenso por um período de, pelo menos, dois anos.
Que comportamento de Pyara Ram provocou o agravamento da situação?
Tem a sua resposta? Passar para a página seguinte.